Como conseguir o Ruivo Natural? Dicas, experiência e resenha de tintas

saga ruiva3

Sei que tem vários posts em blogs por aí a fora, contando suas sagas para conseguir o cabelo ruivo natural perfeito, e dando dicas de como obtê-lo. Acho importante porque por volta de 2008 eu tinha muita vontade de chegar nesse tom de ruivo e não sabia como conseguir. E sério, dificilmente o seu cabeleireiro de bairro vai conseguir chegar nesse tom para você. Com isso, continuava pintando meu cabelo confiando na cor da caixinha da tinha da farmácia e esperando que por mágica meu cabelo ficasse mais laranjinha que vermelho. É, muitas vezes isso é frustrante e não conseguimos. Tenho uma experiência de longo anos com ruivo, e espero que possa ajudar vocês! Hoje em dia sei que é praticamente impossível se chegar ao ruivo natural com tintas de farmácia. E por que? Porque simplesmente não tem o tom! Então vamos aprendendo umas regrinhas básicas para não sermos enganadas pela cor da caixinha, ou pela cor da cartela de mechas:

O primeiro número antes do ponto é a cor natural, sem reflexos. Por exemplo: 8.0 = Loiro Claro

A numeração costuma ir de 1 até 12, sendo 1 o tom mais escuro e 12 o tom mais claro:

Do 1 ao 2 são tons de preto. Do 3 ao 5 tons, castanho escuro á castanho claro. Do 6 ao 10, são loiros do loiro escuro (que é um tom bem escuro) ao loiro claríssimo. Também temos o 11 e o 12, que são superclareadores, loiros para platinar.

O segundo número depois do ponto é o número da cor dos reflexos. Por exemplo: 8.34 = Loiro Claro Dourado Acobreado

0.0 = Sem reflexos, cor natural. Quando existe mais de um zero, como em um 4.00 é para dar intensidade a cor, seria como um Castanho Médio Profundo

0.1 = Cinza

0.2 = Irisado (violeta)

0.3 = Dourado

0.4 = Cobre

0.5 = Acaju

0.6 = Vermelho

0.7 = Marrom

0.8 = Matte

Ou seja, meninas, se vocês buscam o ruivo natural tem que se jogar no relexo ACOBREADO, de numeração .4, o reflexo dourado .3 também ajuda a cor ficar mais alaranjada, e menos intesa (fechada) do que com o reflexo somente .4. Os reflexos intensos em cobre, por exemplo: 7.44 podem acabar ficando mais avermelhados, então cuidado! Se aquela cor que parece um ruivo super laranjinha perfeito tiver um .6, ou .5 DESCONFIE! O ideal é não conter reflexos vermelhos e nem acajus, pois isso vai deixar o cabelo com um tom mais escuro e mais artificial, fugindo assim do ruivo natural acobreado.

Sabendo “ler a tinta” tudo se torna mais fácil. Vale salientar que essa numeração não é sempre assim, tinturas como a Igora tem uma numeração própria dos reflexos, onde o .7 é o cobre e o o .8 é o vermelho. Exemplo: 7.7 = Loiro Médio Acobreado.

born to be red

Quase sempre que vejo artigos sobre o ruivo natural as meninas falam que precisa descolorir cabelos escuros, eu não concordo! Se seu cabelo é VIRGEM, a tinta VAI PEGAR sem você precisar descolorir o cabelo. Mas o tom provavelmente vai ficar mais escuro do que o tom que você deseja, então para ajudar, aposte em uma água oxigenada mais alta, volume 30 e 40. “Ah, Stavale mas a vol. 40 não estraga o cabelo?” Olha, se você usar moderadamente não vai estragar, lembre-se que ela é para usar só nas primeiras colorações quando seu cabelo ainda está muito escuro. Outra possibilidade que eu acho que dá muito certo e recomendo é misturar um loiro clareador, como um 11.0 e um 12.0. O ideal é que não tenham reflexos, para não diluir o pigmento cobre da sua coloração ruiva escolhida, mas se tiverem reflexos .3 (dourado) não é problema nenhum.

Agora, cabelos já tingidos… Aqui é onde aparece o problema! Se você como eu quer sair do Vermelho ao Ruivo Natural, você tem duas opções: Jogar a tinta loira acobreada por cima do seu vermelho por um ano quase (sério!), e vai acobreando aos poucos, ou fazer um soap cap. Por favor, é muito mais fácil optar pelo soap cap, seu cabelo não vai ficar destruído se você usar um descolorante de qualidade e hidratar/reconstruir depois. (Não sabe o que é o soap cap? Google, já!). Uma coisa todos falam, você já ouviu mil vezes, mas muita vezes queremos negar essa verdade até o último segundo que é: TINTA NÃO CLAREIA TINTA.

Agora sem mais delongas: Tintas premantes de ruivo acobreado que usei:

Eu pinto meu cabelo de ruivo desde meus 11 anos, nunca deixei de pintar desde então, já tive todas as cores de vermelho e usei várias tintas. Meu resultado é sempre de tinta sobre tinta, e minha raiz é castanha, numa atura de um 4.0. Passei por duas soap caps nesse período duas vezes para tirar o excesso do vermelho, foram soaps beeeem leves com ox. 20 vol.

8.4 Yellow (Alfaparf)

8.4 yellow

Essa tinta é amor, paixão e vida! Ela vem num tubo maior que as outras, ou seja rende muito mais :) Só não gostei da oxigenada da mesma marca, achei muito aguada, prefiro usar a ox. da Alfaparf vol 30. Ela é mais avermelhada do que a 8.4 da Color Perfect, mas não acho isso ruim, pelo contrário, acho que deixa uma maior durabilidade e brilho

8.4 Color Perfect (Wella)

8.4 Color Perfect

A tinta é ótima, cheirosa. Usei algumas vezes e sempre tive um resultado diferente, nas primeiras vezes ficou bem laranjinha, mas nas últimas ficou muito mais amarronzado. Muita gente reclama que essa tinta deixa amarronzado, acho que vai de cabelo para cabelo, dependendo da cor base. Vale a pena, deixa um ruivo bem natural.

7.43 Cor & Tom

cor & tom 7.43

Essa cor eu usei de 2009 à 2010. É uma TINTA DE FARMÁCIA E BARATÉRRIMA. Quase sempre usava com ox. 40 vol, porque se não escurecia, isso evidentemente ressecou bastante meu cabelo. Daí vocês me pergutam “Ué Stavale, você não falou para não usar tinta de farmácia?” Sim falei, consegui esse resultado legal com ela por um ano usando a tinta, porém, é muito mais fácil e você terá tons muito mais bonitos e brilhosos usando as tintas profissionais que eu indiquei. Se sua cor base for escura, também não indico essa tinta, pois as tintas na altura de 7.0 vão clarear bem pouco o seu cabelo. Será melhor procurar tintas 8 e 9. (8.4 / 9.4)

Misturas:

Adoro misturinhas

8.4 Yellow + 10.0 (Qualquer)  + Mix 0.34 Color Touch

Mix Ruivo Acobreado

Esse é amor! É a misturinha que uso recentemente, porém como meu cabelo está beeeem claro e aberto agora por ter usado essa mistura nas últimas 4 colorações, vou voltar apenas para a mistura 8.4 Yellow + 0.34 CT Mix

Atenção: Esse mix da Color Touch é um intensificador de cor, seu nome é “magic coral”, também existe o 0.43 e o 0.33 ótimos para misturas para ruivo, esses últimos são da Color Perfect.

7.4 + 9.3 Alfaparf

alfaparf

Essa mistura poderia ter ficado melhor se eu tivesse jogado numa base certa, a minha base estava um vermelho acobreado, ou seja, continuou com reflexos vermelhos. Em uma base ruiva acobreada, loira ou em cabelo virgem o resultado ficaria melhor

-> Olá meninas, fiz um post novo resenhando novas tintas!! Querem conferir?

-> Aqui resenho a MATRIX 8.34 e uma nova misturinha 9.3 + 8.4 + /34 Color Perfect

-> Aqui resenho a 9.4 Yellow. A Yellow foi a tinta que mais gostei, então vale a pena conferir :)

-> Aqui resenho a 8.34 da Maji L’oreal

 

Outras tintas que usei e obtive um resultado de ruivo acobreado, mas que não se encontram mais nas farmácias:

garnier 6646

Essa cor foi uma das mais lindas que eu usei. É um VERMELHO, e não um COBRE. Porém em MIM ficou bastante laranjinha, e pouco avermelhado, por causa da minha base estar em um ruivo (minha base há época era o 7.43). Então possivelmente se sua base é escura o cabelo ficará beeem vermelhão, mas se for uma base clara ficaria laranjinha. Infelizmente a Garnier descontinuou essa tinta, e a outra que colocaram no lugar não é nem de longe tão acobreada quanto essa. Sad.

7.4 L'oreal

Essa é uma tinta de farmácia, mas é uma linha estrangeira da L’oreal, ou seja não encontramos por aqui :(

Outras tintas acobreadas que você encontra no mercado:

9.4 Yellow

8.34 Maji L’oreal

8.34 Matrix

8.4 Niasi Concept

7.44 Italy

7.7 Igora Royale

7.34 Color Touch

8.4 Keune

9.4 Keune

9.43 Keune

Espero mesmo que tenha ajudado as meninas que estão pelo google a fora pesquisando sobre tinta de cabelo no tom do ruivo natural. Qualquer dúvida eu respondo aqui nos comentários.

Beijos acobreados!

SAM_04734

About these ads

139 comentários sobre “Como conseguir o Ruivo Natural? Dicas, experiência e resenha de tintas

  1. oie!!! estou pintando o cabelo ja a mto tempo com 8.4 keune com ox 30..mas sempre fica um ruivo fechado. Acabei fazendo luzes (não mto claras, tipo so pra abrir um pouco) no cabelo inteiro. Percebi nesses meses todos, que meu cabelo não fica ruivo alaranjado por nada nesse mundo..nem quando passei a 8.4 em cima das pontas claras de uma californiana. Dai vi seu post e pensei..sera que esse 10 ajuda a abir? ou tento um 9.4? E passo no cabelo inteiro, ou nas pontas só puxo no final? obg desde já <3 adoro seu blog!

  2. Eu amo seu blog,amo! Tem meses que penso em dar uma esquentada na minha cor de cabelo,estou bem loira,tom 12 mas queria um starwberry blonde sabe? Mas como é difícil! Não quero ficar ruiva,só quero um reflexo dourado acobreado no meu cabelo,quero continuar loira,mas com uma esquentadinha na cor,rs vc me entende?rs Achei um blog em que uma loira passou o Casting Creme Gloss 834 que é um tonalizante,e ficou PERFEITO! Oha só, (desce a abinha até aparecer as fotos + lindas,em que ela está com uma camisa jeans!) http://bestfaceforward.ratata.fi/blogg/front-page?offset_49576=50&categories_49576=3467 É exatamente esta cor que queria,e no blog ela fala que só usou este tonalizante 834, SERÁ? Pesquisei pacas e vi meninas dizendo que ele pode escurecer o tom do cabelo um pouco,por isso aconselham a usar junto um outro tonalizante da mesma marca só que loiro(acho que um 810) pra quebrar um pouco o tom do 834. O QUE VC ACHA? Tem algum conselho pra me dar,querida? Tô louca pra mudar! Mil beijos viu?

  3. Oi, Anna. Então, nem sei se você ainda pode responder os comentários, pois faz muito tempo as suas postagens, mas queria saber se a cor que ficou no seu cabelo com Yellow + 10.0 (Qualquer) + Mix 0.34 Color Touch, vai ficar no meu. É que eu sou loira e já venho descolorindo meu cabelo a um bom tempo pra chegar no platinado, mas dessa vez quero optar pelo ruivo natural, tipo Ronald Weasley. Meu cabelo está exatamente assim https://scontent-b-lga.xx.fbcdn.net/hphotos-prn2/t1/1622074_585983211487440_532305320_n.jpg e não dá pra ver, mas a raiz tá mais ou menos um dedo, meu cabelo natural é um castanho escuro, quase preto, https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/v/t34/1486713_589604617791966_395861660_n.jpg?oh=ce9d7afac58f1480f08f8f219fd211b0&oe=52FB2077&__gda__=1392187400_2e54881ba32a7aca85df808ee27bf5bf
    Poooor favor, me ajude, tenho medo de não ficar do jeito que gosto. Obrigada desde já, beijo.

    • olá perdão mas estive ausente do blog por quase um ano, somente agora vi o comentário se ainda for ajudar…
      seria o ideal para o loiro tão claro uma tinta 7.4 para fixar melhor, para ficar mais dourado pode misturar com uma 7.3 em menor proporção, ou o ideal um mix dourado a wella tem o /33 só não colocar muito mix! no cabelo escuro virgem pega bem a tinta, não ficará muito desigual.
      beijos espero ainda ser util =/

    • olá perdão mas estive ausente do blog por quase um ano, somente agora vi o comentário se ainda for ajudar, provavelmente não mais pois você já deve ter pintado, mas serve a outra pessoa que possa ter a mesma dúvida.
      eu não aconselho, pois o 7744 é muito vermelho, para o tom ficar ruivo a mistura ideal seria somente um pouquinho da 7744 e um tubo da 9.3, ou algo mais claro como 10.0 o mix /33 (que é dourado intenso) e o 7744. mas o ideal é usar um tom de ruivo 8.4 mesmo.
      beijos!!!

  4. Linda, qual foi a coloração, o tom, a oxigenada e o vol que vc usou na primeira foto ? Que o seu cabelo era preto e vc coloriu naturalmente.. Outra dúvida, tenho definitiva no cabelo e ele é preto IGUAL o seu, posso arriscar? Ah e o meu é médio, uns 3 dedos abaixo do ombro, será se fica legal? Sou beeeem branquinha :) espero que vc possa tirar minhas dúvidas, a única que vi que conhece bastante essas coisas, amei seu cabelo, beijinhos :*

  5. Oi, tenho uma vontade de virar ruiva desde sempre e só agora tomei coragem e decidi mudar. Meu cabelo é virgem e bem escuro, um castanho quase preto, eu sou bem branquinha então me aconselharam a tons mais acobreados pra combinas com minha pele, tipo a yellow 9.4 com ox de 30 vol. Mas ainda estou em dúvida, qual seria a mistura ideal para o meu cabelo?

  6. Meu cabelo ficou vermelho em uma de minhas tentativas de ficar ruiva, agora já está desbotado e passei loiro médio pra dar uma melhorada nele antes de pintar novamente, amei os dois últimos tons de ruivos bem o que eu procurava ficar. Tem mais alguma dica

  7. Oi.. meu nome e Priscila .. usei o vermelho durante um ano mas queria o ruivo natural entao usei decap collor e retirei a tinta ai comprei a tinta 8.4 fiz o teste e escureceu o cabelo queria mais para o dourado ai no desespero tonalizei com pimenta rosa da keraton e agora ta rosa e laranja pq desbotou um pouco em algomas partes agora q vi o post vou comprar a 9.3 para misturar com a 8.4.. mas sera q tenho q esperar o rosa sair…. queria passar por cima ta horrivelllll…por favor me da uma dica…bjs

    • olá perdão, mas estive ausente do blog por quase um ano, somente agora vi o comentário se ainda for ajudar…
      tenta desbotar o rosa com shampoo antiresiduos, depois experimentar procurar o 9.4 da yellow que é mais claro junto com o 9.3. beijos

  8. Quero chegar ao ruivo natural mas eu aliso o cabelo com x-tenso. A pouco tempo eu estava ruiva bem vermelhao atraves de tonalisante que não prejudica o fio. Mas eu gostaria de pintar num tom mais natural.

    • olá bárbara perdão mas estive ausente do blog por quase um ano, somente agora vi o comentário se ainda for ajudar…

      eu não sei se o x-tenso é incompatível com coloração permanente, tente pintar com a linha de tonalizante da alfaparf ou da wella, tem tons bonitos de ruivo, escolha algo com base 8 ou 9, e para um tom mais natural e menos alaranjado de preferencia com pigmento dourado além do cobre. 8.34, 9.34..

  9. ola boa noite …preciso de uma ajudinha, colori um cabelo q ate o ombro era virgem tom de 3 e as pontas tem californianas 6/66 colori todo o cabelo com 77/44 da color perfect e ox de 30 pois o sonho dela era sem ruiva, resultado coloriu us 4 dedos de raiz e as pontas pra um tom avermelhado mas no meio nao pegou nada nada … snao sei oq fazer pra corrigir obrigada

    • olá andrea perdão mas estive ausente do blog por quase um ano, somente agora vi o comentário se ainda for ajudar…
      o ideal seria agora esperar um pouco para não danificar muito o cabelo, depois retirar o pigmento artificial com um produto chamado dekap color, ele não clareia só retira o pigmento artificial dos fios, não é descoloração, então é menos agressivo, seria necessário duas aplicações ou mais, em intervalo de pelo menos 4 dias, depois espere o cabelo descançar, hidrate e pinte com tinta 9.4 ou 8.34, chegará ao tom. de inicio ainda mais avermelhado e escuro, mas na segunda aplicação no mês seguinte já estará ok. não faça muitos procedimentos juntos para não danificar demais o cabelo. bjs

  10. Guria, mas depende…aqui onde moro (floripa) nao existe 9.4 e também não vendem o mix….ou seja…tem que fazer. Milagre por conta própria. Espero que dê. Certo

Hey, comentários fazem blogueiros felizes! (Deixe um comentário aqui)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s